Miojo é um vilão da alimentação e muito nocivo à saúde

 

Com a vida cada vez mais dinâmica, os alimentos pré- prontos e industrializados fazem grande sucesso entre os consumidores, pois oferecem sabor e praticidade sem a necessidade de grandes conhecimentos na culinária.

Entre eles, um se destaca pelo uso cada vez mais indiscriminado, o macarrão instantâneo popularmente conhecido como “Miojo”, vem servindo como alimento para todas as faixas etárias, inclusive crianças pequenas e idosos, que deveriam ter uma alimentação mais natural e equilibrada.

O Miojo é rico em sódio, pré-frito e desidratado, o que o torna um alimento nocivo à saúde, e sem nenhum valor nutricional. O alto teor do sódio eleva os níveis de pressão arterial, a gordura favorece o aumento de peso e todo o processo para que o produto seja embalado e possa ficar por um longo período nas prateleiras até o consumo, causam prejuízos ao organismo.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda-se que um adulto deveria consumir no máximo quatro gramas de sal, e dois gramas de sódio por dia, mas o sachê de tempero do macarrão instantâneo tem em sua composição o dobro destes percentuais recomendados.

Além do sódio, várias outras substâncias químicas se encontram em sua composição, dentre elas o Glutamato Monossódico, que é usado para intensificar o sabor, e é feito da cana de açúcar, podendo aparecer na descrição do produto como extrato de levedura, proteína vegetal hidrolisada ou E621.

Várias empresas fabricam miojos e existe uma infinidade de sabores a disposição dos mais diversos gostos dos consumidores. Você pode encontrar Miojo de todos os tipos de carnes e também como sabor legumes e tomate por exemplo. Mas não existe qualquer presença de vegetais na composição. Toda essa variedade de sabores é feita a base deste produto químico.

Todas as marcas apresentam níveis altíssimos do Glutamato Monossódico, mesmo sendo de conhecimento da ANVISA que essa substância pode inclusive causar dependência.

Além disso, ele não tem fácil digestão, podendo também causar mal estar, azia e náuseas.

Para manter uma alimentação saudável, evite o consumo com frequência deste alimento. Quanto mais industrializado e maior o prazo que determinado produto poderá ficar em prateleira, maior será o dano à saúde do consumidor.

Uma opção mais saudável é o macarrão de arroz ou macarrão caseiro com prazo curto de validade.

 

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Jovem de 20 anos diz ser profeta, se joga em jaula de leões e o pior acontece

Emagreça 14 quilos com a Dieta do Ovo em incríveis 4 semanas!