in

Marcelo D2 comete injúria racial contra deputado eleito Hélio Bolsonaro

Uma grande polêmica envolvendo o cantor Marcelo D2 e o Deputado Federal Hélio Bolsonaro

A eleição presidencial que elegeu Jair Bolsonaro como novo Presidente da República no último domingo (28), ainda estão rendendo muitos comentários nas rede sociais.

Parece que a ideia de democracia ainda não é clara para muitos brasileiros que estão ignorando o fato de que foi feita a vontade da maioria o que determina a democracia soberana.

O cantor Marcelo D2, é um deles. Ao invés de usar sua influência como artista e promover a reconciliação do povo, ele inflamou ainda mais os ânimos e acabou fazendo comentários que são tipificados como Injúria racial segundo nossa legislação.

A confusão começou quando Marcelo usou sua conta no Twitter para mandar a seguinte mensagem:

“To querendo tocar nesse assunto, super delicado, a alguns dias . E o negão do Bolsonaro hein ? Talvez seja essa a nova nomenclatura pro escravo da casa grande. bater palma pro patrão, no caso aqui lamber o coturno do capetão. “Eu não sou racista, tenho ATÉ um amigo preto”

Helio é amigo pessoal de Bolsonaro e usou inclusive seu nome na campanha.
Milhares de pessoas criticaram os comentários de Marcelo.
Com a repercussão negativa do comentário, D2 atacou os internautas que criticaram sua fala dizendo que “o pior de tocar nesses assuntos é ver o quanto de gente ignorante que deveria só calar a boca”.
Helio então usou seu Twitter para responder:
“Querido @Marcelodedois, Pare de Pré-julgamento de minha pessoa ou do porque de eu estar ali ao lado do homem/irmão que me deu a mão e me ouviu, Fui o mais votado por mérito e graças a deus pela aceitação do povo. Bato palma para meu irmão não meu patrão”, twittou Helio.
O músico não se deu por satisfeito e seguiu tentando convencer o próprio Helio de que ele não estava ali por ser amigo e sim porque estava sendo “usado”.
O rapper fez a tréplica: “Hélio não sei se vc sabe da história de um certo Malcolm q preferiu assumir o X como sobrenome do que ter o nome do patrão depois do seu e ele disse “ nesse país o negro é tratado como animal e animais não tem sobrenome”, se erga rapaz”.
Por fim, Hélio lamentou dizendo que “para alguns, os ‘novos escravos’ ainda definem-se pela cor da pele”, e que isso “é triste, pois não conseguem ou não querem entender que esse tipo de pensamento é o que nos escraviza e nos divide entre brancos versus negros”.
O deputado também usou sua conta no Instagram, onde gravou um vídeo dizendo que estavam dizendo que ele era escravo, mas ele não era escravo, mas sim um homem que era filho de uma emprega doméstica e um pedreiro, e que se chegou onde chegou era por seus próprios méritos.
Mas que hoje tem muitos tipos de escravos, escravos do vício, escravos da corrupção, e escravos da Lei Rouanet, que está com os dias contados.
Ele disse também que estudou em escola pública, e passou em concurso público sem usar cotas, pois era contra, porque entende que isso é uma forma de segregar as pessoas.
Ele disse que quer ser respeitado pelos seus méritos e não pela sua cor, pois todas as pessoas são iguais.

Injúria Racial 

De acordo com o artigo 140 do decreto lei n. 2.848 do código penal, Marcelo D2, que se diz defensor das minorias, cometeu o crime de injúria racial contra Hélio. O dispositivo diz que é crime injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, utilizando elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Se trata de um crime contra a honra, com pena de reclusão de um a três anos e multa.

O advogado e coordenador nacional do Movimento Brasil Livre, Rubinho Nunes, se pronunciou em seu Twitter sobre a polêmica e disse que o fato é “claramente um crime de injúria racial”, e que espera que Hélio processe D2.

“De forma covarde, o petista @Marcelodedois ataca racialmente Helio Negão, o Deputado Federal mais votado do rio.
Para D2, Hélio não pode ser amigo de @jairbolsonaro apenas pela cor de sua pele, claramente um crime de injúria racial. Espero que Hélio e Jair processem o sujeito.” escreveu Rubinho.

Helio ainda não disse se pretende ou não processar Marcelo D2 pelas declarações.

Danilo Gentilli também se meteu na confusão e criticou as declarações de Marcelo D2


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇


Thumbnails" widget to render:

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Juiz atende ação do MBL e tira benefícios de Lula na cadeia em Curitiba

“A negralhada vai morrer” rapaz choca com discurso, foi demitido do emprego e expulso da Universidade hoje