Fatos interessantes da Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa é um dos lugares mais misteriosos de nosso planeta. Está rodeado de muitos mitos e lendas. Isto se deve principalmente ao fato de ser um dos assentamentos mais remotos da Terra. Ao mesmo tempo, as pessoas viviam disso há alguns milhares de anos. Os locais estabeleceram as estátuas de pedra mais famosas que atraem turistas de todo o mundo para a ilha.

Mas o que sabemos sobre este lugar? E por que é tão atraente para os historiadores, viajantes e outras categorias de pessoas?

Neste artigo vamos revelar fatos interessantes sobre a Ilha de Páscoa, que ajudarão a aprender mais sobre este misterioso assentamento e a revelar seus segredos.

A história da Ilha de Páscoa

Fatos interessantes da Ilha de Páscoa
Fatos interessantes da Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa também é comumente conhecida como Rapa Nui. Os historiadores ainda são incapazes de dizer exatamente quando foi habitada e por que uma civilização inteira morreu posteriormente. Há muitas teorias e lendas.

Como resultado de numerosos estudos, os cientistas descobriram que as pessoas na Ilha de Páscoa viviam já em 1200 AC. Neste caso, anteriormente se supunha que, de fato, seu assentamento ocorreu 8 séculos antes. A data exata em que isso aconteceu ainda não é conhecida pela humanidade. Também não responde à questão de onde Rapa Nui foi colonizada. É possível que novas pesquisas venham a desmentir todos os dados anteriores.

De acordo com uma lenda local, a Ilha de Páscoa foi criada por um gigante. Ele bateu no chão com seu bastão e, como resultado, um pequeno pedaço de terra se separou do grande estado. Era a mesma ilha de Rapa Nui. Seus primeiros colonos foram Ngata Wake e Te Ohiro, que desembarcaram na ilha. O gigante também tentou destruir este pequeno pedaço de terra. Mas Te Ohiro leu um feitiço que quebrou o bastão do monstro. Ele ajudou a salvar a ilha de desaparecer completamente.

Segundo outra lenda, a Ilha de Páscoa foi habitada durante o reinado do Chefe Hota Matua. Durante esse período, a Polinésia enfrentou enchentes. Isso poderia ter resultado na perda total do assentamento. Um dos aldeões viu um pequeno pedaço de terra em seu sono. Ele relatou sua “descoberta” ao chefe. Ele ordenou que uma unidade fosse montada e enviada para procurar o lugar misterioso. 7 escoteiros desembarcaram em uma ilha onde encontraram muitos fenômenos inexplicáveis. Posteriormente, eles contaram ao chefe sobre suas aventuras. Ele decidiu explorar a terra pessoalmente e foi para a ilha com sua família. Logo as casas foram construídas e os colonos começaram a morar lá.

Fatos interessantes da Ilha de Páscoa
Fatos interessantes da Ilha de Páscoa

Há também uma lenda sobre as pessoas de orelhas curtas e longas. Os cientistas estavam interessados nele, por isso decidiram investigar o assunto. A lenda fala do desenvolvimento racial dos Rapanuis. Faz com que os habitantes locais pareçam melanésios. Mas a lenda tem sido repetida e justificadamente criticada por cientistas. Isto se deve principalmente ao fato de que as estatuetas têm um nariz que pode ser visto nos papuas. As orelhas melanésias estavam deformadas. Os Rapanuis não tinham este defeito.

Há um traço polinésio na cultura local.

A Ilha de Páscoa foi descoberta pelos europeus em 1722. O primeiro a entrar em sua terra foi um viajante da Holanda. Ao mesmo tempo, os missionários apareceram na Ilha de Páscoa. Isto lançou as bases para o canibalismo e causou mudanças hierárquicas.

Ao mesmo tempo, a Rapa Nui se tornou um objeto de comércio de escravos. Isto levou à morte da maioria da população local. Muitos detalhes da única cultura Rapa Nui também foram perdidos para a humanidade.

Em 1888, a Ilha de Páscoa caiu sob o domínio chileno. As negociações para mudar o status da ilha estão em andamento há muitas décadas. Cada novo presidente promete progressos nesta questão. Entretanto, até agora não houve nenhum progresso real.

No final do século passado, a Ilha de Páscoa foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO.

Características da Ilha de Páscoa

Fatos interessantes da Ilha de Páscoa
Fatos interessantes da Ilha de Páscoa

Hoje, a Ilha de Páscoa é uma das mais densamente povoadas. A densidade populacional é ainda maior do que na Federação Russa.

Se há apenas alguns séculos, Rapa Nui era o lar de mais de 15.000 pessoas. No final do século XIX, seu número ainda nem havia chegado a algumas centenas.

Era uma vez, a Ilha de Páscoa era governada por reis. O último deles desapareceu sob circunstâncias misteriosas durante uma viagem ao Chile. Sua morte foi anunciada posteriormente. Não havia mais reis na ilha.

A Ilha de Páscoa está cheia de esculturas de pedra misteriosas. Originalmente, supunha-se que eram feitos de barro. Mas mais tarde descobriu-se que eles não eram feitos de barro. Uma peça sólida de pedra foi usada para a escultura. Algumas das esculturas ainda estavam inacabadas. E há ainda mais deles do que aqueles que foram acabados. Segundo os cientistas, em que momento os Rapanuis simplesmente pararam de fazê-los.

Fatos interessantes da Ilha de Páscoa
Fatos interessantes da Ilha de Páscoa

Olhando para as enormes estátuas, fica-se com a impressão de que são muito pesadas. Na verdade, não é bem verdade. São feitos de um mineral leve que é cinza vulcânica comprimida. Algumas dúzias de homens fortes podem facilmente mover uma estátua à mão. Para fazer isso, eles precisarão de dispositivos de madeira primitivos.

Acredita-se que uma das tribos que vivem na ilha fez os Istukans. Tinha uma técnica secreta. A segunda tribo tinha medo dele. As primeiras estátuas em Rapa Nui apareceram há cerca de mil anos. Algumas das estátuas têm os olhos pintados nelas. Outros não. Alguns têm chapéus na cabeça. Outros não têm nem mesmo cabelos na cabeça. Os cientistas não têm explicação para isso. Existem agora 397 esculturas em Rapa Nui.

A Ilha de Páscoa é pequena em tamanho. Há cerca de 6.000 pessoas vivendo nele hoje em dia. A metade deles são chilenos nativos. A segunda parte é a dos descendentes de casamentos mistos entre ilhéus nativos e imigrantes do Chile. Ou seja, não há membros daquele povo muito antigo que ainda existe na ilha.

É suficientemente fácil chegar a Rapa Nui. Há um aeroporto moderno para isso. Pode até aceitar grandes aviões de linha principal. Nos anos 80, a NASA criou todas as condições na ilha para que os navios espaciais pudessem pousar nela.

Mais alguns fatos interessantes sobre a Ilha de Páscoa

Fatos interessantes da Ilha de Páscoa
Fatos interessantes da Ilha de Páscoa

Há muitos séculos, a vegetação começou a desaparecer na ilha. Isto se aplica principalmente às palmeiras. Acredita-se que a razão seja a atividade dos próprios moradores locais. Como resultado, existem apenas cerca de 30 variedades de plantas em Rapa Nui nos dias de hoje. Quanto à fauna, ela também é pequena.

O ponto mais alto da ilha é o pico do Monte Terevaka. Está localizado a 539 metros acima do nível do mar.

O Rapa Nui tem a forma de um triângulo. Em cada um dos cantos, há um vulcão extinto.

A Ilha de Páscoa é um lugar bastante civilizado. Ela tem todas as condições para os turistas. Isto não se aplica apenas ao aeroporto e a um grande número de hotéis. Aos viajantes são oferecidas todas as comodidades, incluindo – Internet. É por isso que vale a pena visitar este lugar e conhecer pessoalmente objetos misteriosos sobre ele.